Tendo como titulo a primeira parte do 1º mandamento a lição inicia com uma narração do que ocorreu naquele grande dia quando Deus falou a moisés. Vejamos a lição.
Não terás outros deuses
Imagine a cena: o Monte Sinai, envolto em uma nuvem espessa, estremecendo com trovões, brilhando com relâmpagos e o som de trombetas. As pessoas tremiam.
O ar se enchia de fumaça, porque o Deus de Israel havia descido no fogo sobre o monte santo (Êx 19:16-19). Ali, em meio a nuvens e fumaça, Ele Se revelou em terrível grandeza. Então, a voz do Libertador proclamou os primeiros quatro mandamentos, os quais estão diretamente ligados à adoração.
Os Dez Mandamentos começam com um lembrete de Deus aos filhos de Israel, sobre sua libertação. Somente o Senhor, o Deus verdadeiro, o único Deus, poderia ter feito isso por eles. Todos os outros deuses, como os do Egito, eram falsos, criações humanas, incapazes de salvar ou livrar. Esses “deuses” também demonstravam traços de caráter egoístas, exigentes, e muitas vezes imorais, refletindo sua origem humana. Que contraste com o Senhor, o amoroso e abnegado Criador e Redentor! Assim, depois de séculos de envolvimento com o rude politeísmo de uma cultura pagã, os filhos de Israel precisavam conhecer seu Senhor e Deus como o único Deus, especialmente naquela ocasião em que estavam entrando na relação de aliança com Ele.
4. Como esse contexto nos ajuda a entender melhor o que o Senhor disse em Êxodo 20:4, 5? Como podemos aplicar esse princípio em nossa vida?
Ellen G. White escreveu: “O que quer que acariciemos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou seja incompatível com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus” (Patriarcas e Profetas, p. 305).
Pense nisto: Tenho outros deuses em minha vida, competindo pelas minhas afeições, tempo, prioridades e objetivos? Quais são eles e como posso removê-los?
OBSERVAÇÃO:
O comentário que o autor da lição faz a respeito do tema é muito pobre e superficial, sem conteúdo. Ele não se aprofunda no significado das palavras do 1º mandamento, que, hoje, é violado por toda a cristandade.
O Cristianismo de hoje herdou traços do paganismo romano e com ele veio muitas praticas pagãs, sei que isto é inaceitável por parte de muitos cristão que não conhece a verdadeira historia do cristianismo e o que Roma fez a ele, mas a história está ai pra provar. Eles conseguiram fazer que o povo acreditasse que o espírito santo de Deus é uma pessoa, onde na bíblia não diz isto. Veja o que diz o Livro Atos dos Apóstolos na pagina 52, (edição eletrônica).
"Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13.
Pág. 52
A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro."
Para maiores detalhes sobre o assunto ver Arquivos anteriores sobre a trindade neste mesmo blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário